Batalhão de Operações Especiais
O Batalhão de Operações Especiais é uma tropa de elite da Polícia Militar do Distrito Federal. Está subordinada ao Comando de Missões Especiais (CME). Seu efetivo é composto por Policiais Militares, disciplinados e altamente treinados, para situações de alto risco e extremo rigor
História
O BOPE foi criado para atender a demanda no policiamento no Distrito Federal, devido ao crescimento rapido do DF, a criminalidade cada vez aumentava mais. Hoje o BOPE conta com efetivo com cerca de 400 a 500 homens.
Antes de se chamar BOPE, em 1971, era a Companhia de Operações Especiais,e ja pertencia a estrutura da PMDF, porém 10 anos depois teve seu nome mudado para Companhia de Polícia de Choque, e finalmente em 1999, por um decreto assinado pelo então Governador, a CPChq passou a se chamar Batalhão de Operações Especiais.
A partir de mudanças na estrutura operacional da Polícia Militar do Distrito Federal em 2010. O BOpE não tem mais na sua estrutura a Companhia de Controle de Distúrbios Civis (CCDC), Companhia de Policiamento com cães (CPCães), e a Companhia de PATAMO. O BOpE atualmente desempenha o papel da antiga Companhia de Operações Especiais(COE). Já as outras companhias se tornaram independentes do batalhão. O CCDC agora é o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e dentro de sua estrutura conta com a Cia. PATAMO e a CPCães é o Batalhão de Policiamento com cães (BPCães)
Atribuições
O BOpE está pronto para agir em qualquer situação de alto risco em todo o Distrito Federal. Suas principais atribuições são:
- Combate ao Terrorismo
- Combate ao Narcotráfico
- Combate Urbano e rural
- Contra-Guerrilha
- Gerenciamento de crises
- Desarmamento de explosivos
- Operações helitransportadas
- Operações subaquáticas
- Rebeliões em presídios
Curiosidades
O BOPE-PMDF é uma tropa de destaque no país principalmente pelo seu esquadrão de bombas, o Esquadrão conta com equipamentos de ultima geração, e o DF é um dos lugares com mais ocorrência de artefatos explosivos, o Esquadrão de Bombas, inclusive tendo ministrado cursos de desarmamento e identificação de explosivos para várias unidades renomadas no Brasil tais como: o Batalhão de Operações Policiais Especiais (PMERJ),Comandos Anfíbios-Fuzileiros Navais.